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Valores, Missão e Visão

Valores

A Gávea D&C valoriza o trabalho profissional e responsável, segundo compromissos estabelecidos no seu código de ética e na sua política de integridade.

Missão

Fornecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes e parceiros, contribuindo para que  todos trabalhem em um ambiente ético e sustentável, livre de suborno, corrupção, discriminação e outras condutas que prejudiquem a sociedade.

Visão

Ser referência mundial na prestação de serviços e produtos sobre política de integridade.

Carta da Diretoria Executiva

 

Prezado Funcionário, Fornecedor, Parceiro ou Colaborador;

   É com grande honra e satisfação que o recebemos na Gávea D&C (doravante denominada Empresa), dentro das regras e limites previamente pactuados com estrita observância ao Código de Ética e de Conduta que nesta oportunidade fazemos apresentá-lo para seu conhecimento.

   É primordial que todas as atitudes da alta administração da Empresa (assim entendidos seus sócios e dirigentes máximos), dos nossos funcionários, fornecedores, parceiros e colaboradores estejam em consonância com o disposto neste Código de Ética e de Conduta, que constitui a base para todas as relações internas e externas da Gávea D&C, cabendo a cada partícipe a tarefa de cumpri-lo e de promover o seu cumprimento.

   Nosso Código de Ética e de Conduta está fundado em respeito aos nossos Valores, Missão, política e prática da Empresa, sendo nossos valores éticos, dentre outros, a integridade, honestidade, responsabilidade, zelo, lealdade às instituições democráticas, justiça e cidadania.

   Ao agirmos de acordo com este Código de Ética e de Conduta, temos a certeza de que contribuímos efetivamente para o combate à corrupção, ao suborno, e para o cumprimento de leis e regras que fazem de todos nós parte de uma sociedade mais justa e igualitária.

Seja bem-vindo!

Rio de Janeiro - RJ, 15 de outubro de 2018.

 

Diretoria Executiva

Gávea D&C Consultoria e Assessoramento Ltda.

Carta da Diretoria Executiva
Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta 

Canal de Ética

INTRODUÇÃO

   Este Código de Ética e de Conduta (doravante denominado Código) reúne as principais orientações de ética para a condução dos negócios pelos sócios, investidores, dirigentes e funcionários da Gávea D&C Consultoria e Assessoramento (doravante denominada Gávea D&C), sendo aplicável, também, aos nossos fornecedores, parceiros e colaboradores.

ABRANGÊNCIA

   Sócios, investidores, dirigentes (doravante denominados líderes), funcionários, fornecedores, parceiros e colaboradores (estes dois últimos doravante denominados colaboradores) da Gávea D&C, que devem pautar suas condutas de acordo com o texto e os princípios deste Código.

TOMADA DE DECISÕES

   Antes de decidir se uma conduta ou atividade é apropriada, verifique se:

  • Obedece à legislação vigente no momento do ato ou conduta;

  • Adere a este Código, à política e à prática vigentes na Gávea D&C;

  • Mantém consistência com os nossos Valores.

   Se a resposta a qualquer das perguntas acima for negativa, o comportamento ou atividade em questão é inadequado.

   Adicionalmente, pergunte a si mesmo se você teria orgulho de contar aos seus amigos e familiares sobre sua atitude ou de vê-la publicada em jornais. Respostas negativas indicam problemas. Sempre que estiver em dúvida, pergunte.

EXIGE-SE DA EMPRESA, FORNECEDORES, FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES:

   Relacionamento cordial e honesto com clientes, concorrentes, demais Funcionários e Colaboradores, bem assim com terceiros que, de alguma forma, se relacionem com a Gávea D&C; hombridade, honestidade e transparência são essenciais no tratamento com nossos clientes. Devemos ofertar nossos serviços e produtos de maneira absolutamente verdadeira. Funcionários e Colaboradores nunca devem oferecer ou anunciar algo que sabidamente não poderá ser cumprido.

  A Gávea D&C acredita que ter um relacionamento honesto com funcionários, fornecedores, colaboradores, concorrentes e demais terceiros é essencial para sua existência e sucesso. Devemos tratar todas as partes com as quais nos relacionamos com o mesmo respeito, integridade e honestidade com que queremos ser tratados:

  • Respeito, comprometimento e realização:

   Respeito é o tratamento sem discriminação e assédio aos que integram o nosso ambiente, sendo requisito indispensável com quem interagimos, em qualquer situação. Comprometimento é encarar os objetivos da Empresa como se fossem seus. Realização é estar satisfeito com o trabalho, com a Empresa: é querer empreender com atitude positiva.

  O Respeito, o comprometimento e a realização pessoal são igualmente importantes. Esses valores são atingidos a partir de um ambiente de trabalho agradável e positivo, construído com a participação de cada um de nós.

  • Ambiente de trabalho respeitoso:

   Os líderes da Gávea D&C, seus fornecedores, funcionários e colaboradores devem respeitar a diversidade de raça, credo, gênero; repudiar o trabalho indigno ou escravo; e tratar o outro com respeito e dignidade.      Queremos que nosso ambiente de trabalho seja livre de qualquer tipo de exclusão social, abuso ou assédio, seja moral, sexual ou discriminatório. Comentários, brincadeiras, linguagem abusiva ou qualquer atitude que possa ofender ou constranger outras pessoas devem ser evitados.

  • Tratamento justo e igualdade no emprego:

   A Gávea D&C busca oferecer um ambiente de trabalho onde todos os funcionários e colaboradores são tratados de maneira justa, sem discriminação.

   Decisões sobre contratação, promoção, demissão, transferência, compensação e treinamento devem ser tomadas com base em critérios relacionados ao trabalho, como, por exemplo, formação, experiência, habilidades, desempenho, valores e liderança. Raça, cor, religião, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, lugar de origem e deficiência não devem influenciar decisões de carreira.

  • Privacidade de dados pessoais:

   Respeitamos a privacidade de nossos colaboradores. Por isso a Gávea D&C somente requer, obtém e usa informações pessoais na medida em que são necessárias à eficiente gestão dos negócios, em conformidade com as leis e regulamentos sobre o assunto.

   A Empresa deve tomar todas as medidas necessárias para garantir a proteção de informações pessoais. Líderes, Funcionários e Colaboradores que acessam informações pessoais de outros somente podem fazer uso profissional da informação para o fim destinado pela Gávea D&C.

   Todos nós temos a obrigação de garantir a confidencialidade de informações pessoais.

  • Proteção de informações confidenciais de clientes e da Empresa:

   A informação é um ativo importante para a Gávea D&C. Divulgação indevida de informações, mesmo que por descuido, pode colocar nossos clientes e a Empresa em desvantagem e risco, causando perdas financeiras ou danos à imagem.

  Os líderes, funcionários e colaboradores devem tratar todas as informações não públicas de maneira confidencial. Isso significa proteger a informação de acesso ou divulgação indevida.  Informações confidenciais não devem ser compartilhadas com familiares, amigos e outros, e não devem ser discutidas em locais públicos, nem na presença de terceiros.

   Divulgação de informação confidencial ou de propriedade da Gávea D&C e de seus clientes somente pode ocorrer mediante autorização prévia da Empresa e do cliente. Esta obrigação deve ser mantida mesmo após a extinção da relação de trabalho e da prestação do serviço.

CONFLITO DE INTERESSES

   É importante prevenir conflitos de interesses e, ao mesmo tempo, respeitar os assuntos pessoais dos nossos líderes, funcionários, colaboradores e clientes. Um potencial conflito de interesses surge quando nos envolvemos, direta ou indiretamente, em situações que possam influenciar ou pareçam influenciar nossas decisões profissionais.

São exemplos de situações de conflitos de interesses:

• Você possui outro emprego que afeta o seu desempenho na Gávea D&C ou implica no uso de recursos da Empresa;

• Você pratica atividades externas que envolvem informações ou conhecimento da Gávea D&C que não devem ser revelados;

• Você se expõe indevidamente ou expõe a Empresa em redes sociais de forma que possa repercutir negativamente, inviabilizando o seu relacionamento ou o de um colaborador com colegas, clientes, funcionários e fornecedores com a Empresa.

   Os líderes, funcionários e colaboradores ficam impedidos de prestar serviços à Gávea D&C, ou a terceiros em seu nome, quando identificado conflito de interesses, e/ou suas participações forem contrárias ao disposto no código de conduta e de ética das instituições para as quais prestam serviços originariamente.

PAGAMENTOS INDEVIDOS E RELACIONAMENTO COM GOVERNOS

   A corrupção e o suborno prejudicam a sociedade em várias formas, causando danos nas áreas política, econômica e social.

   É estritamente proibido usar recursos ou bens da Empresa para conceder benefícios, fazer pagamentos ou qualquer transferência de valores (como doações) ilegais ou indevidos a clientes, a representantes do governo ou a terceiros. Pagamentos/benefícios ilegais ou indevidos são aqueles realizados com o intuito de obter, indevidamente, uma ação do governo, a realização de um contrato, ou qualquer outro benefício comercial.

   Essa proibição se aplica a pagamentos/benefícios diretos e indiretos (feitos por intermédio de terceiros) e destina-se a prevenir subornos, propinas ou qualquer outro tipo de benefício em troca de uma vantagem indevida.

• Brindes e Entretenimento:

 Relações sólidas com parceiros de negócio são essenciais para qualquer empresa. Brindes e entretenimento são cortesias que ajudam a fortalecer essas relações – em algumas culturas mais que em outras.

   De maneira geral, a Gávea D&C permite dar e receber presentes e entretenimento, desde que sejam apropriados, ou seja, não gerem à pessoa que recebe um sentimento ou dever de fazer algo em troca. Em outras palavras, não devem gerar tendência de favorecimento como forma de retribuição.

   Brindes e entretenimentos inapropriados podem causar consequências negativas para a Empresa como, por exemplo, influenciar (ou a mera aparência de influenciar) indevidamente decisões de negócio ou criar um conflito de interesses.

   Ao receber a oferta de um presente ou entretenimento inapropriado, você deve mostrar apreço pela atitude da pessoa/empresa que fez a oferta, explicar a política da Gávea D&C e diplomaticamente declinar do presente. Se você não se sente confortável em fazer isso, discuta com os líderes da Empresa a melhor ação a tomar.   

   Em algumas situações, pode não ser fácil determinar se um presente ou entretenimento é apropriado, assim como decidir o que fazer ao receber uma oferta inadequada. Por isso, toda vez que o presente ou entretenimento não é claramente apropriado e, portanto, é visto como capaz de influenciar decisões profissionais, espera-se que os colaboradores relatem essas ofertas aos líderes da Gávea D&C: a Empresa o ajudará a determinar o melhor caminho a seguir.

CONFORMIDADE COM LEIS E REGULAMENTOS

   A Gávea D&C cumpre todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis aos seus negócios e aos de seus clientes.

   Todos nós devemos conhecer o regramento aplicável às atividades profissionais que exercemos (incluindo políticas e diretrizes internas) e agir de acordo com o mesmo.

   Algumas vezes as obrigações legais podem não ser claras e é comum o surgimento de dúvidas. Nessas situações, assim como em casos de suspeita de não conformidade, os colaboradores devem buscar orientação com os líderes da Gávea D&C.

REPORTANDO PREOCUPAÇÕES

  É importante que a Gávea D&C e demais partícipes de uma relação com a Empresa conheçam os questionamentos e possíveis violações relacionadas a este Código, para que possam orientar e corrigir desvios. Essa é a razão pela qual os fornecedores, clientes, funcionários e colaboradores devem tratar suas preocupações, resolvendo dúvidas e informando à Empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código.

   Geralmente, quando o problema é interno, seu líder está na melhor posição para lhe ajudar em relação a preocupações éticas. Por isso você deve procurá-lo em primeiro lugar.

   No entanto, essa não é a única alternativa. Considere  também, se funcionário, contatar o nível acima do seu líder. Para questões relacionadas ao ambiente de trabalho, por exemplo, procure seu chefe imediato. No caso de fornecedores, clientes e colaboradores, sugere-se contatar diretamente os dirigentes máximos da Gávea D&C para reportar a queixa.

   Se você não se sente confortável em fazê-lo ou já o fez, mas a questão ainda o preocupa, acesse o Canal de Ética.

   O Canal de Ética é uma ferramenta confidencial e está disponível 24 horas por dia, a qualquer pessoa, durante todo o ano. O contato pode ser anônimo e todos os esforços são empregados para garantir a confidencialidade dos relatos.

É importante referir que a Empresa não tolerará retaliações e buscará preveni-las.

COMPLIANCE

   Este Código é de cumprimento obrigatório. Por isso é importante que todos saibam que condutas contrárias podem levar à aplicação de medidas disciplinares, quando se tratar de dirigentes e funcionários da Empresa, e/ou do término da relação de trabalho, da parceria ou do contrato, conforme o caso, sem prejuízo das responsabilizações legais cabíveis.

   Este Código não esgota todas as possíveis questões éticas relacionadas ao trabalho e, por isso, não restringe a Gávea D&C na aplicação de medidas disciplinares, que serão sempre orientadas pelo bom senso e legislação aplicável.   

 

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Obrigado! Mensagem enviada.

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